segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Meditação para o Planeta









By Graham Isaac Shannon @VistaBrazil

Sumário

  • A mãe terra está se aquecendo, isto ocorre pela emissão de co2 e outros gases gerados pelo consumo de combustíveis fósseis.
  • Entre os dias 7 e 18 de dezembro os líderes mundiais estarão se reunindo em Copenhagen. (Cop15) para estabelecer um plano sucessor para o acordo de Kyoto de 1997.
  • Espera-se que neste acordo os países comprometam-se a atingir as metas de redução de CO2 de suas indústrias, numa tentativa de limitar o aumento da temperatura terrestre abaixo de 2°C, um nível que ainda poderia reverter as mudanças climáticas.
  • A falta de respeito como coletivamente tratamos nossa mãe terra é inaceitável, isto precisa mudar.
  • O que uma pessoa comum pode fazer, não sendo um político, um jurista, um negociador?
  • Meditar pelo planeta, a cada lua cheia até a data do encontro de Copenhagen. Meditar com o objetivo de sensibilizar os corações e mentes de nossos líderes mundiais e negociadores. Meditar para que eles tenham a intuição necessária para romper as barreiras políticas e agirem de forma a resguardar os interesses do planeta, a mãe terra, nossa casa, uma jóia brilhante e solitária que gravita na imensidão escura do espaço.
  • Outras maneiras de contribuir com este processo são mencionados no artigo a seguir:

Artigo

Em 24 de dezembro de 1968 a história estava sendo escrita. Uma pequena espaçonave gravitou ao redor da superfície da lua e três homens observaram pela primeira vez na história da humanidade uma paisagem desértica. O módulo de órbita lunar tinha acabado de emergir do lado escuro da lua e o piloto Frank Borman estava ocupado manobrando a nave para posicionar as antenas de volta à terra. Enquanto a dirigia em posição vertical ele espiou através da pequena janela de seu cockpit e vislumbrou algo extraordinário, uma linda bola azulada envolta por uma névoa branca, aparentemente frágil e solitária diante da imensidão negra do espaço. Os três homens olharam espantados, temporariamente esquecendo de suas tarefas enquanto testemunhavam em primeira mão esta deslumbrante beleza, surgindo de forma contrastante no horizonte de uma paisagem acinzentada. Mais tarde naquele mesmo dia a tripulação da Apollo 8 comunicou-se com a terra e Bormam concluiu seu depoimento com a seguinte frase: “ nós finalizamos nossa mensagem desejando a todos uma boa noite, boa sorte, um feliz Natal e que Deus abençoe a todos - todos vocês que estão nesta boa Terra”. A imagem que William Alders capturou naquele dia (popularmente conhecida como o Raiar da Terra) nos dá uma visão única de nossa casa materna. Pela primeira vez, durante aquela viagem, nossa raça teve o privilégio de observar a sua beleza incomparável, sua fragilidade, irradiando através do espaço infinito, a sua expressão de amor incondicional.

Então vamos manter o Raiar da Terra em mente, no momento que contemplamos a vida humana 40 anos após aquela fotografia icônica. Hoje nós sabemos que em 1968, nosso planeta já apresentava problemas causados pela nossa presença, e agora estão exacerbados pelo fato que somos quase o dobro da população que éramos naquela ocasião (3,5 bilhões). A ciência nos diz que o principal problema que estamos encarando é o fato que a temperatura da terra começou a aquecer desde o início de 1900. Ela também nos diz que esta tendência de aumento ocorre pela quantidade de dióxido de carbono (e outros gases) que estão rapidamente acumulando-se na atmosfera, com a terra começando a reagir com perturbações climáticas cada vez mais freqüentes.

Poeticamente é uma analogia interessante comparar a velocidade do crescimento de dióxido de carbono com a média do período de vida de um ser humano. Nesta comparação (média de vida do ser humano - 75 anos, mãe terra – 10 milhões de anos) podemos assimilar que as mudanças planetárias em relação ao aumento dos níveis de CO2 (150 anos), ocorreram em um espaço de tempo de vida geológico equivalente a 35 segundos. Imagine uma doença física que aumentaria a temperatura do corpo humano e produzisse outras conseqüências sistêmicas em uma fração de 35 segundos. Seria avaliada como um fato sem precedentes, gerando um grande alarde e nós não economizaríamos em tempo e investimentos para pesquisar a causa e encontrar a cura. Voltando à realidade, a ciência já identificou a causa dos problemas da terra, a origem a qual todos nós fazemos parte. Enquanto cada um de nós andamos por aí cuidando de nossa sobrevivência cotidiana neste planeta, de forma inconsciente contribuímos para a doença que a está atacando. Em cada ato o qual nós consumimos recursos, essenciais ou não, nós criamos uma demanda por indústrias que produzem gases que estão aquecendo nossa boa terra. Quanto mais a gente consome mais nós contribuímos com esta situação.

É um fenômeno recente que a ciência que estuda as mudanças climáticas, começou a ser tratada com seriedade, os números são alarmantes e o relógio está avançando de forma ameaçadora. O grande desafio que a humanidade se depara neste século é provar que somos capazes de viver em harmonia com a mãe terra, contendo e reduzindo nossa poluição atmosférica ao trocar nossa matriz energética industrial por alternativas livres de emissão de carbono. O desafio é enorme, o tempo é curto e os riscos são altos

Então o que estamos fazendo a respeito? O problema com a atitude dos seres humanos é que nós não operamos como um, como seria o caso de uma equipe médica examinando uma pessoa doente. Somos países individuais, vivendo e poluíndo um planeta. Apesar de todos governarem seu próprio pedaço de terra, ninguém é responsável pelo todo, e conseqüentemente pela sua poluição. Entre 7 e 18 de dezembro deste ano, Copenhagen vai sediar a convenção das Nações Unidas para a mudança climática., popularmente conhecida como COP15. Este encontro pretende formalizar um acordo mundial na redução de emissões de carbono ao mesmo tempo em que irá discutir assuntos relacionados ao manejo e preservação das florestas da terra. Será o sucessor do acordo de Kyoto (1997), que foi previamente ignorado por grandes países poluidores, e que expira em 2012. Em relação a analisar os processos de sustentabilidade do nosso planeta é o evento mais importante do nosso século. Os assuntos são complexos, o caminho parece difícil e o objetivo distante, mas nós precisamos manter a fé para que os nossos líderes vejam além de suas ilusões políticas e de consumo para olhar para este pequeno planeta, girando ao redor do espaço com sua beleza.

Devido a importância de Copenhagen 15 nós estamos encorajando as pessoas que se sensibilizam com este assunto para se unir em meditação (ou oração) a cada lua cheia que precede o encontro. A cada meditação nós focaremos nossa intenção nos corações e mentes de nossos líderes e negociadores mundiais. Vamos meditar para que eles tenham a intuição necessária para romper as barreiras políticas e atuem pelo bem da mãe terra.

No início de cada meditação no momento em que a lua se ergue no horizonte nós te convidamos a trocar de lugar com ela, como se você estivesse vendo o Raiar da Terra. Isto vai fazer com que a gente veja a terra como ela realmente é, nossa casa, uma jóia solitária brilhando na escuridão profunda do espaço. Nós estaremos meditando pela Boa Terra e nós esperamos que você una suas forças conosco!

Se você necessita uma meditação adequada nós recomendamos a meditação dos corações gêmeos de Mestre Choa Kok Sui, disponível em várias línguas e formatos para download.http://tiny.cc/Meditate10

Para checar o momento da lua cheia em sua localidade acesse o link. http://tiny.cc/Moonrise

O que nós podemos fazer além da meditação?

  • Informe-se quais são as pautas que serão apresentadas em COP15 e formule suas conclusões.
  • Insista para que seus líderes estejam presentes em COP15.
  • Faça com que seus familiares, filhos amigos e colegas de trabalho fiquem informados a respeito do assunto.
  • Trabalhe para que o colégio de seus filhos e outras organizações sociais adquiram consciência sobre a questão.
  • Vote em sua eleição nacional de acordo com sua opinião em relação ao meio ambiente.
  • Como um consumidor seus hábitos tem um impacto direto.
  • Descubra qual é seu consumo de carbono (O que seu consumo produz em termos de emissão de carbono) Isto vai ajudar a priorizar suas ações.
  • Trabalhe para minimizar seu impacto na mãe terra.
  • Exija que seus fornecedores ofereçam produtos com baixa emissão de carbono
  • Use seu conhecimento em qualquer compra que fizer.
  • Pense duas vezes antes de consumir, você realmente precisa disto? Quando estiver em dúvida pense no despertar da terra para ajudar na sua decisão.
Considere ter uma família pequena.

Artigos e fontes de informação:

2 comentários:

  1. Muito interessante , eu só gostaria de conseguir o audio da meditação para download em mp3 , vc tem ? em portugues ...

    ResponderExcluir
  2. Neste dia 2 de Dezembro nos solidarizamos com vocês e iremos praticar juntos a Meditação pelo Planeta; aqui o link da postagem: http://reikipraxedes.blogspot.com/2009/11/meditacao-para-o-planeta.html.

    fraternalmente,

    ResponderExcluir